“Nós somos o que comemos”, ou assim diz o ditado. Alimentos diferentes ajudam nosso corpo a crescer, a se curar e a manter o sistema imunológico funcionando adequadamente. Mais do que isso, eles impedem que nosso corpo se desintegre: a ausência de muitos nutrientes diferentes pode levar a vários males físicos. É muito importante comer de forma saudável, então vamos dar uma olhada em cinco das melhores frutas e vegetais para incluir em sua dieta.
Brócolis: Os vegetais verdes são amplamente considerados entre os alimentos mais saudáveis que podemos comer, e o brócolis é definitivamente um dos vegetais verdes mais ricos em nutrientes. É uma ótima fonte de vitaminas C e K, bem como folato, vitamina B e fibras. Além disso, contém potássio, vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6, proteínas e cálcio.
O brócolis pode ajudar na redução dos níveis de colesterol, o que melhora a saúde cardiovascular. Suporta o sistema de desintoxicação do corpo, auxilia na absorção de vitamina D e também pode reduzir nossa suscetibilidade a certas alergias.
Mirtilos: os mirtilos têm um baixo índice glicêmico (IG), o que significa que têm um baixo impacto sobre os níveis de açúcar no sangue. Portanto, você não terá um aumento do açúcar ao comer mirtilos. Acredita-se que comer alimentos com baixo índice glicêmico também reduz o risco de desenvolver diabetes tipo II, bem como doenças coronárias.
Mirtilos também são uma fonte muito rica de antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco de desenvolver câncer. Eles são uma boa fonte de vitamina K, manganês e vitamina C também, colocando-os no topo da escala de densidade de nutrientes.
Espinafre: o espinafre é um dos melhores vegetais verdes para sua saúde. Ele contém uma grande quantidade de nutrientes e oferece vários benefícios específicos para a saúde. Entre os nutrientes mais concentrados estão magnésio, folato, ferro, potássio, cálcio, vitamina E, proteínas e zinco.
O espinafre pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata agressivo. Também é um antiinflamatório, o que significa que pode ajudar a reduzir nossa suscetibilidade a alergias. O conteúdo de vitamina K, magnésio e cálcio do espinafre é bom para manter ossos saudáveis e também existem antioxidantes no espinafre que ajudam a remover os radicais livres nocivos do corpo.
Ervilhas: as ervilhas são outra fonte fantástica de nutrientes. Eles contêm uma grande variedade de nutrientes em grandes quantidades, incluindo manganês, fibra, vitamina K e C, fósforo, proteína, cobre, ferro e zinco.
As ervilhas podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue graças ao seu conteúdo de fibra e proteína. As fibras e as proteínas diminuem o ritmo da digestão, o que também significa que os carboidratos são digeridos mais lentamente. As ervilhas também são conhecidas por reduzir a chance de desenvolver doenças cardiovasculares e por ajudar na proteção contra o câncer de estômago.
Maçãs: as maçãs são uma fonte fantástica de fibra que ajuda a promover um sistema digestivo saudável. Isso também ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Eles também são uma grande fonte de vitamina C. Embora as maçãs não sejam tão ricas em nutrientes como algumas outras frutas e vegetais, acredita-se que tenham propriedades anticâncer e anti-asma. Além disso, eles são bons para a saúde cardiovascular.