BLOG

 A mudança de estilo de vida é uma excelente estratégia para o tratamento da hipertensão. Além de influenciar na pressão arterial, ela auxilia para minimizar a mortalidade e o perigo de complicações cardiovasculares. Tendo em vista que o excesso de peso, a obesidade e o sedentarismo são alguns dos principais componentes de perigo da hipertensão, é bastante aconselhável que os hipertensos tenham hábitos mais saudáveis, como uma dieta equilibrada, consumo moderado de sal e álcool, abandono do tabagismo e, acima de tudo, a prática de exercícios físicos.

 

 O papel do exercício físico no tratamento da hipertensão

 

 De acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cada indivíduo deve se exercitar por pelo menos 30 minutos (correndo ou com intervalos) pelo menos 5 vezes por semana para manter uma boa saúde cardiovascular e garantir uma melhor qualidade de vida. E, para pessoas com hipertensão, a prática de exercício físico pode ser de relevância ainda maior.

 Isto porque atividade aeróbica (isotônica) ajuda significativamente e comprovadamente a minimizar a pressão arterial em hipertensos. A explicação mais clara é que, após a atividade física, a pressão diminui e permanece baixa durante um longo período (até 24 horas), um fenômeno chamado hipotensão pós-exercício. Em geral, esta prática pode levar à redução e até mesmo à suspensão da medicação anti-hipertensiva.

 

 Exercícios físicos recomendados para pacientes hipertensos

 

 Para pessoas hipertensas, são recomendadas atividades físicas leves a moderadas, com avaliação e recomendação médica adequada.

 

 Estudos indicam ainda que exercícios aeróbicos mais intensos e prolongados envolvendo grandes segmentos musculares contribuem para uma redução mais acentuada da pressão sanguínea. Entretanto, eles precisam ser desenvolvidos somente após o período de adaptação e com a recomendação de um especialista.

 

 A seguir, veja alguns exercícios para hipertensos.

 

  • Exercício leve: 30 minutos de atividade aeróbica (caminhada, por exemplo), 3 dias por semana, para prevenir a hipertensão e complicações cardiovasculares;
  • Exercício moderado: 30 a 60 minutos de atividade aeróbica (como caminhada, corrida e ciclismo), 5 a 7 dias por semana, para o tratamento de hipertensão;
  • Exercícios de resistência: atividades com pesos podem ser desenvolvidas 2 a 3 vezes por semana, com até 3 séries de 8 a 15 repetições.

 

 Entretanto, ATENÇÃO: a atividade não deve ser iniciada se o paciente apresentar pressões sistólicas e diastólicas superiores a 160 e 105 mm/Hg, respectivamente.

 

 A prática de exercícios é essencial tanto na prevenção como no tratamento da hipertensão, apresentando melhorias significativas na vida do indivíduo.

 

Procure um médico e adote hábitos mais saudáveis.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Posts Recentes

Seja a sua melhor inspiração!

BOLETIM INFORMATIVO

Fique por dentro das novidades