É fundamental lembrar que a primeira reação que uma pessoa deve tomar é a prevenção. É importante que a musculatura que tem a finalidade de estabilizar a coluna vertebral esteja bem, para que os exercícios sejam realizados corretamente e as lesões possam ser prevenidas.
A manutenção do core deve ser visto como prioridade, pois através dele é gerado a correção da postura e a contenção do movimento do disco.
CORE é um nome usado para identificar a musculatura responsável pela estabilização da coluna e da pélvis, sendo os abdominais, os eretores da coluna e o multifído, os oblíquos, o quadrado lombar, entre outros.
O musculação para hérnia de discos é proposta por sua funcionalidade para fortalecer os músculos. Um dos exercícios mais realizados é o isométrico, que desenvolve tensão no músculo sem alterar seu comprimento externo.
Exercícios a serem evitados:
- Eliminar exercícios envolvidos com inclinação e rotação da coluna vertebral e que geram muito efeito.
- Leg-press e os agachamentos não devem ser indicados devido à forma como trabalham a coluna vertebral. Esse tipo de atividade deve ser acompanhado com o auxílio de um profissional especializado.