BLOG

É uma síndrome neurológica que afeta predominantemente adultos e idosos, e estima-se que seja uma das maiores causas de mortalidade no mundo, com enorme relevância nas hospitalizações. A maior incidência ocorre após os 65 anos de idade, duplicando a cada década após os 55 anos de idade.

 

 Podemos dividir a patologia em 3 grupos de riscos, são:

 

  • Modificável: HAS, tabagismo e diabetes mellitus;
  • Não-modificável: idade, sexo e raça;
  • Grupo de risco potencial: estilo de vida sedentário, obesidade e alcoolismo;

 

 É considerada a segunda principal causa de morte no planeta, com cerca de 6,15 milhões de casos por ano, ou cerca de 10% de cada morte no planeta. Mais de 85% das mortes ocorrem em territórios subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

 

 Aqui no Brasil, o AVC ainda é a patologia que mata ou incapacita a maioria das pessoas, com uma média de 108 casos por 100.000 habitantes.

 

 Os dados de 2014 mostram que os homens são os mais afetados, cerca de 20% mais do que as mulheres. Entretanto, os idosos são os que mais sofreram de AVC, neste grupo, logo, as mulheres tiveram mais de derrame cerebral do que os homens.

 

Os fatores de riscos citados anteriormente contribuem para o aumento deste número. Por conseguinte, é necessário um programa de sensibilização para a mudança de estilo de vida.

 

 Treino de força para pacientes com AVC

 

 A reabilitação e recuperação funcional do paciente com AVC é um enorme desafio, porque existe uma sequência de restrições resultantes da prostração muscular.

 

 Embora não seja comummente utilizado, o fortalecimento muscular demonstrou ser um programa de treino de resistência positivo e progressivo que ajuda a aumentar a força muscular e a mobilidade articular, mas não a aumentar a espasticidade.

 

 O treino de força ajuda a aumentar a ativação neural e a otimizar a funcionalidade e a autoestima. O treino muscular combina movimentos concêntricos e excêntricos e tem um maior impacto no ganho de força muscular e no desempenho funcional.

 

 Contrações concêntricas de alta tensão permitem que os estímulos de treino conquistem unidades motoras inteiras. As contrações excêntricas, contudo, induzem os elementos flexíveis do músculo de forma mais eficaz.

 

Os objetivos e os benefícios para o treinamento de força são:

 

  • Aumento da força;
  • Aumento da mobilidade articular;
  • Crescimento na ativação neural;
  • Melhora da função;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora o desempenho funcional;
  • Melhora a flexibilidade muscular;

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Posts Recentes

Seja a sua melhor inspiração!

BOLETIM INFORMATIVO

Fique por dentro das novidades